Como aprendi INGLÊS + Dicas

Oie!

Quem me acompanha no Youtube já deve ter visto um vídeo (que postei hoje) batendo um papo sobre como eu aprendi inglês e dando algumas dicas. Acredito que com muita boa vontade e empenho, qualquer pessoa consiga aprender inglês. Aliás, essas dicas a seguir não servem apenas para o inglês mas para qualquer língua!

No meu caso, comecei a aprender inglês pra valer quando minha mãe me colocou num curso particular quando eu tinha uns 8 anos aproximadamente. Vou confessar que no começo eu não curti muito a ideia não, relutei e neguei… mas tive que ir. Agradeço a insistência da minha mãe, pois foi graças a ela que hoje em dia sou uma pessoa fluente em pelo menos uma língua, hehe.

Algumas dicas que me ajudaram bastante a aprender:

Ouça e Traduza Músicas

Nessa época eu amava boys bands e Spice Girls (aprendi cedo o que é Girl Power), mas como antigamente não existia essa coisa de baixar mp3 ou ver vídeos no Youtube, meu pai me comprava os CD’ e eu ouvia acompanhando a letra no encarte. Para não ficar apenas cantando coisas que não faziam o menor sentido pra mim, eu procurava na internet (sim gente, eu já tinha computador nessa época #nerd) pelas letras traduzidas em português, imprimia e acompanhava. Quer coisa melhor do que aprender assim? Como eu sempre funcionei melhor na base da repetição, eu ouvia a(s) mesma(s) música(s) todos os dias e lia a tradução e a letra em inglês todos os dias, focando especialmente em palavras que eu não conhecia ou tinha dificuldade.

Veja Filmes em Inglês

Essa dica é a mais batida, mas ainda sim muito válida. Quando eu já sabia um pouco mais de inglês (pelo menos entender palavras básicas), comecei a ver filmes em inglês com legendas em português. Dessa forma você vai acostumando seu ouvindo. Depois de um tempo (e bota tempo nisso), passei a ver os filmes em inglês com legenda em inglês. Claro que eu não conseguia entender absolutamente tudo, então quando aparecia alguma palavra diferente eu pausava o filme, anotava, procurava o significado no dicionário e ficava repetindo mil vezes até memorizar. Sempre deixe um caderninho e uma caneta do seu lado, é muito útil para anotar novas palavras. Curiosamente eu faço isso até hoje!

Leia Livros em Inglês

Essa dica é mais ou menos igual a do filme. Comece comprando um livro beeeem facinho, geralmente livros de criança são os mais adequados. Com o seu caderninho do lado, vá anotando as palavras que não sabe (e procure a tradução). Depois de um tempo você vai evoluindo nos livros, comprando alguns mais extensos, mais complexos, por aí vai. Também faço anotações de livros até hoje, pois basicamente só leio livros em inglês (a não ser que seja autor(a) brasileiro(a) ou não encontrei na língua que queria).

Ouça a si Mesma

Para muita gente é meio constrangedor ouvir a própria voz, mas tente abstrair e coloque em prática essa dica. Quando você grava você mesma falando em inglês e/ou pronunciando palavras soltas, você percebe onde está errando, onde pode melhorar e onde tem mais dificuldade. É tiro e queda, a melhor dica que poderia dar. É totalmente diferente quando estamos falando e depois quando estamos nos ouvindo. Lembro que várias vezes eu achei que estava arrasando na pronúncia e quando fui me ouvir, fiquei chocada com o tanto de sotaque que eu tinha! haha. Não querendo ser pessimista, mas é bem difícil sumir completamente com o sotaque, viu? Então não se preocupe com isso… se apegue apenas em pronunciar corretamente.

Cozinhe com Receitas em Inglês

Se você também ama cozinhar, que tal usar receitas em inglês ao invés de recorrer a sites ou aplicativos de celular do Brasil? Além de aprender a cozinhar um prato delicioso, você vai aumentar seu vocabulário (e mandar muito bem na próxima viagem, quando for pedir algum prato em um restaurante).

Mude a linguagem dos seus eletrônicos

Uma dica simples de tudo, mas que muita gente não se liga: mudar a linguagem do computador, tablet, celular, softwares para inglês! Imagine que todos os dias você vai pegar seu celular e ler tudo em inglês, vai abrir o Photoshop e estará em inglês… olha a quantidade de palavras que você vai aprender sem nem fazer esforço, só na base da repetição!

Procure grupos de estudo

Hoje em dia com toda a tecnologia as nossas mãos, temos oportunidades incríveis de aprender muita coisa e sem gastar um tostão. Grupos de estudo é uma delas. Tem muita gente que se reúne em grupos no Facebook, Whatsapp e pessoalmente na casa de alguém para estudar línguas. Especialmente praticar a pronúncia, já que muitas vezes estudamos sozinhos e não temos com quem conversar. E cá entre nós, falar uma língua é o mais difícil! É o último passo para se tornar fluente. Não adianta fazer mil anos de curso se você não praticar a fala. Você vai ficando enferrujado num piscar de olhos…

Faça um bom curso 

Se você, assim como eu, não é disciplinado para aprender completamente sozinho em casa, com certeza uma escola (ou um professor particular) é super importante. Acredito que o combo escola + estudos em casa, é o que traz o maior resultado. Na escola você vai aprender, ou melhor, entender a gramática. Isso por si só, já vai te esclarecer muitas coisas, afinal nem sempre devemos memorizar coisas e sim entendê-las. Também não adianta só fazer o curso e não se esforçar em casa, não fazer os exercícios e não seguir nenhuma das dicas que passei (você vai até conseguir entender inglês mas seu vocabulário vai ser extremamente pobre, vai por mim). Ah! É importante antes de se matricular numa escola, pesquisar qual tipo de método de aprendizado você prefere para aí sim buscar uma escola que utilize esse método. Por exemplo: meu método preferido é o de repetição (seja falado ou escrito), só consigo memorizar dessa forma, pois tenho péssima memória :P

Faça uma viagem ou intercâmbio

Se você tem condições financeiras pra isso, recomendo fortemente. Não há experiência mais enriquecedora do que estar em contato com outra cultura e sem dúvidas uma das melhores maneiras para se aprender uma nova língua. Se a grana está curta para fazer um intercâmbio, que tal então ir a turismo para algum lugar e se comprometer a falar inglês o tempo todo? ;)

Bom, essas foram minhas dicas para aprender inglês (ou uma nova língua). Espero que tenha sido útil pra vocês.

Não deixe de conferir o vídeo (com mais dicas):

Estou empenhada em atualizar o blog com o mesmo conteúdo do Youtube, pois assim quem preferir ler, vem pra cá. Quem não gostar, vê o vídeo. Melhor né?

Alguém aí está na luta para aprender inglês ou alguma outra língua?

Gostou? Compartilhe e ajude a divulgar!

LEAVE YOUR COMMENT BELOW :)

2 Comentários em "Como aprendi INGLÊS + Dicas"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Marcia
Visitante

Adorei, Carol! Aprendi muita coisa ouvindo música e lendo encartes. E nem tinha Internet naquela época, era na base do dicionario, mesmo. Hoje temos recursos e nos falta tempo. Estou aplicando estas técnicas ao italiano, que adoro e sto imparando. E vc, vai usar pro holandês?

wpDiscuz